PERIODONTIA

 

 

Atualmente, consideramos que a estética do sorriso é composta pelos dentes e pela gengiva, que merecem atenção especial durante um tratamento estético. O tratamento periodontal é o ponto de partida para todos os outros tratamentos, como reabilitações, implantes, enxertos, entre outros.

 

O periodonto é o conjunto de tecidos que suporta os dentes. Para manter esses tecidos saudáveis, é necessária a correta higienização, uma vez que a higienização inadequada pode causar o acúmulo da placa bacteriana, ou biofilme, que é formada principalmente por bactérias. Esse acúmulo prolongado acarreta a inflamação dos tecidos bucais: vermelhidão da gengiva juntamente com aspecto inchado e brilhante e sangramento.

 

Com o tempo, a placa bacteriana adquire consistência dura e adere fortemente aos dentes, formando cálculos (tártaro dental). A placa bacteriana pode ser facilmente removida com uma técnica de higienização eficaz, já o cálculo dental deve ser removido por um profissional, uma vez que requer instrumentos específicos e deve ser cuidadosamente feita para não machucar a gengiva.


A presença do cálculo dental é devastadora para a saúde bucal. A inflamação prolongada do periodonto leva à perda de osso alveolar, causando a mobilidade dos dentes, que pode levar a sua perda. Além disso, a inflamação torna as gengivas mais frágeis e suscetíveis a sangramentos, o que facilita a passagem de bactérias da boca para o interior do organismo. Uma vez na circulação sanguínea, essas bactérias causam inflamações crônicas e podem ainda se instalar no coração, causando graves problemas cardíacos.

 

 

Enxerto de tecido Conjuntivo

Retirado do próprio paciente, comumente da região do palato e utilizado para dar volume, preenchimento, altura, nas regiões onde receberão implantes, próteses ou áreas que possuem defeitos gengivais como retração de gengiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frenectomia

Remoção da estrutura conhecida como “freio” visando melhoria estética e melhores resultados ortodônticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gengivoplastia

Remoção de excesso de gengiva que recobre a coroa do dente, dando aspecto de coroa encurtada ou de sorriso gengival

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mucocele

Fenômeno de retenção de muco no interior de glândulas salivares menores, por entupimento do ducto de saída da saliva, é idicada a remoção da glândula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recobrimento Radicular

Após traumas repetidos, a gengiva pode sair de sua posição original, sobre a raiz dos dentes, gerando uma retração, para correção dessas retrações quando indicado, é possível reposicionar a gengiva sobre a raiz exposta.

 

 

 

 

Recobrimento central
Recobrimento molar

Consultas 48 3324.0024

  • Facebook App Icon

facebook/redeciipo

© 2015. Rede CIIPO. Todos os direitos reservados.